Eleições na GEAP: CNTSS/CUT agradece os votos na Chapa 02 e buscará alternativas jurídicas com a finalidade de questionar a lisura do pleito

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS/CUT) vem, por meio desta Nota, agradecer aos companheiros e companheiras que participaram do processo eleitoral realizado entre os dias 01 e 07 de abril e depositaram sua confiança, por meio do voto, nos candidatos da Chapa 02 na eleição da GEAP – Autogestão em Saúde. Com o mote “Em defesa de uma GEAP forte e solidária”, lideranças da CNTSS/CUT integraram a Chapa 02 disputando vagas no Conselho de Administração (CONAD) e Conselho Fiscal (CONFINS).

Também compuseram a Chapa 02 lideranças da Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (FENASPS); Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (FASUBRA); Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho (SINAIT); Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (ANFIP) e Associação Nacional dos Empregados da GEAP (ANESG).

O pleito deste ano foi disputado por três Chapas. Os resultados apresentados pela GEAP para o CONAD consolidaram a vitória da Chapa 03, com 6.347 votos; sendo que a Chapa 02 ficou em segundo, com 2.225 votos; e a Chapa 01 obteve 2.061 votos. Já para o CONFINS a Chapa 03 recebeu 6.301 votos, a Chapa 02 teve 2.284 votos e a Chapa 01 ficou com 2.046 votos.

A CNTSS/CUT reitera as denúncias apresentadas pela Chapa 02 durante todo o processo eleitoral por conta da condução de procedimentos que indicaram vantagens para a Chapa vencedora e configuraram de forma inquestionável a desigualdade na disputa.

Tendo em vista este histórico que se apresenta como indicativo de interferência no resultado do pleito, a Confederação e demais entidades nacionais acionarão seus setores jurídicos objetivando a definição de medidas que poderão ser tomadas tendo em vista a falta de transparência e de informações durante o processo eleitoral e que tenderam a comprometer as lisuras do pleito e de seus resultados.

A CNTSS/CUT informa, ainda, que estará estimulando seus Sindicatos Estaduais para que também procurem seus setores jurídicos visando ingressar com ações que lhes possam garantir seus direitos a um processo eleitoral democrático, íntegro, transparente e com igualdade na disputa.

O respeito às condições justas de disputa no processo eleitoral por parte das Chapas e o direito de garantir ao associado a livre escolha de seus representantes nos Conselhos da GEAP e de optar por um gerenciamento que respeite seus interesses não podem ser violados.

Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social

CNTSS/CUT

São Paulo, 09 de abril de 2024

Fonte: CNTSS/CUT

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

× Clique aqui para contato via whatsapp