História

Uma grande mobilização da categoria em torno da defesa das 30 horas, no Hospital Materno Infantil, em 1987 deu início às lutas enfrentadas por nossa categoria, o que em 1988 vira CAEMP (Comissão de Articulação Estadual do Movimento dos Previdenciários do Maranhão).

Ainda em 1988, no I Congresso Estadual dos Previdenciários (CONESP), transforma-se em AESPS (Associação Estadual dos Servidores da Previdência Social), com o objetivo de representar a categoria através de um movimento classista, de massa, democrático e fortalecido pelas bases. Destacando que na época servidores públicos não tinham direito a sindicalização.

Em 1989, finalmente com à sindicalização já garantido pela Constituição de 88, os previdenciários do Maranhão criam o Sindicato dos Trabalhadores em Saúde e Previdência no Estado do Maranhão – SINTSPREV/MA, durante o II CONESPS realizado em outubro do mesmo ano.

Os princípios que movem a luta desde sua fundação: democracia, participação, representatividade, transparência nas ações, combatividade, independência e defesa dos direitos dos trabalhadores acima de tudo. Fez com que o sindicato já nascesse filiado à Central Única dos Trabalhadores – CUT e à Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social – FENASPS.

× Clique aqui para contato via whatsapp