CNTSS/CUT se reúne com presidente do INSS para cobrar avanços nas discussões da pauta de interesse dos servidores

Dirigentes da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS/CUT) e lideranças de Sindicatos dos servidores públicos federais filiados à entidade se reuniram em Audiência, em 07 de agosto, em Brasília, com o presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Alessandro Stefanutto, e representantes de sua equipe técnica, a diretoria de Gestão de Pessoas do Instituto, Sandra Luna, e o coordenador de Desenvolvimento de Carreira, Claudio Pina. A avaliação geral das lideranças, conforme vídeo postado abaixo, é que o encontro foi bastante proveitoso ao reafirmar este importante canal de diálogo com a Confederação sobre as reais necessidades dos servidores.

Solicitada pela CNTSS/CUT, a Audiência tratou-se do primeiro encontro com o novo presidente do Instituto, que tomou posse em julho último, e teve como prioridade o encaminhamento das pautas de interesse dos servidores. Representando a Confederação, compareceram o seu tesoureiro, Sandro Alex de Oliveira Cezar; os dirigentes nacionais, Edson Conceição dos Santos e Terezinha de Jesus Aguiar, Edvaldo Santana Santa Rita,  Sindprev Bahia;  Ronaldo Augusto de Alcântara, Sindprev Alagoas; e Sandra Magalhaes Rodrigues – APS Comércio/Gexsal/BA.

Entre os pontos de destaque da Audiência, estava a questão da instalação da Mesa Setorial do Seguro Social. Foi recordado a Stefanutto que, no início do mês, foi encaminhada esta demanda, por meio de ofício, assinado em parceria com a Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (FENASPS), ao Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI).  O presidente do INSS se mostrou favorável a discussão da carreira típica de estado e se comprometeu a fazer avançar o processo para instalação da mesa.

Dando prosseguimento aos temas, as lideranças questionaram sobre a atual defasagem do quadro de profissionais do INSS. Assim, demonstraram a necessidade de contratação dos remanescentes do concurso público de 2022 e a necessidade de novo concurso para suprir a demanda de mão de obra. Pontos que não encontraram resistência por parte de Stefanutto, inclusive se comprometendo a realizar estudos visando novo concurso para o cargo de “analista”.

A defesa dos profissionais de assistência social foi feita e, desta forma, cobrado que seja reconhecido o direito destes trabalhdores a acumulação de cargos. Foi lembrado que na Saúde tanto o Supremo Tribunal Federal (STF) quanto o Superior Tribunal de Justiça (STJ) são favoráveis a esta situação. Foi exposto que este tema é pauta junto ao MGI e que vem sendo acompanhado pela Instituto.

Os temas “meu INSS” e “bônus” foram apresentados a Stefanuto, que, no primeiro item, informou que estão sendo avaliadas a adequação do aplicativo. Quanto ao segundo ponto, o presidente do INSS sugeriu uma reunião específica, já para os próximos dias, para que seja feita a interação sobre as discussões que estão acontecendo no MGI e na Casa Civil da Presidência da República.

Outro compromisso assumido por Stefanutto diz respeito a avaliar o estudo apresentado pela CNTSS/CUT e Sidsprev Bahia sobre a criação de nova Superintendência do INSS no Estado.

Clique aqui e veja a íntegra do Relatório da Reunião:

Clique sobre a imagem e assista a avaliação feita pelas lideranças sobre a reunião:

Fonte: CNTSS/CUT

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

× Clique aqui para contato via whatsapp